quinta-feira, 30 de abril de 2009

CÂMARA APROVA MP DE APOIO ÀS PREFEITURAS

"Depois de um dia de brigas entre PMDB e técnicos do Ministério da Fazenda, governo e oposição construíram na noite desta quarta-feira acordo para votar mudanças na medida provisória 457 - que trata da renegociação de dívidas das prefeituras junto ao INSS -, a fim de dar mais um alívio financeiro aos municípios. Por pressão dos próprios prefeitos e do PMDB, o texto em negociação à noite prevê um encontro de contas entre prefeituras e União sobre o valor real dos débitos previdenciários, e ainda um prazo de carência para começar a pagar os valores renegociados - a MP prevê o alongamento das dívidas em até 240 meses. As 22h15min, a Câmara aprovou o novo texto, ressalvado os destaques.Na prática, a carência será um período de suspensão dos pagamentos dos débitos junto ao INSS, o que permitirá aos prefeitos manter mais dinheiro em caixa."
(Globo Online)

PROJETO ACABA COM COBRANÇA DE TAXAS EM VESTIBULAR PARA ALUNOS CARENTES


"O Senado aprovou projeto de iniciativa do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que acaba com a cobrança de taxas de inscrição em vestibulares para alunos carentes. O senador Tasso Jereissati foi o relator e estendeu a proibição da cobrança de qualquer valor relativo a inscrição em processos seletivos de instituições federais de educação superior para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou que possuam renda familiar inferior a dois salários mínimos. O relatório garante assim o benefício para todos os alunos carentes indistintamente. Nessa área da educação, tramita também no Senado projeto de Tasso obrigando o ensino de História Regional no currículo de toda a rede pública."
(Coluna Vertical, do O POVO)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

AS APARÊNCIAS ENGANAM MESMO...

Você conhece aquela frase "As aparências enganam?" Pois é, como somos levados a julgar pelo que a pessoa expõe e não pelo que ela é de fato... Bem, eis um exemplo desse tipo de erro que vez em quando cometemos. Num programa de talentos da tv europeia, tipo "Ídolos", apareceu uma senhora gordinh, simpática e de 47 anos de nome Susa Boyle. Ela surpreendeu a todos com sua apresentação. Um raro momento de emoção que você pode conferir clicando no endereço abaixo.
Blog do Eliomar

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tem cearense "estreando" hoje no Aprendiz com Roberto Justus


Amigos,


Ainda não tinha adiantado o assunto devido uma exigência da Record, mas minha prima Raíssa Castro está participando do Aprendiz Universitário com Roberto Justus, ou seja uma cearense marcando presença em rede nacional.


Ela disputará com 17 candidatos de vários Estados, que se submeterão a provas durante três meses em busca de R$ 1 milhão e mais um emprego com salário mensal de R$ 10 mil. Raíssa está confinada numa área da Record, em São Paulo, desde fevereiro.

O programa estreará hoje, as 23 horas! Abaixo segue o perfil da "danada".

RAISSA DE CASTRO ALVES


18 anos - 17/06/1990

Solteira

Cidade Natal: Fortaleza - CE

Mora em: Fortaleza - CE

Está no 3° semestre de Comércio Exterior na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Término do Curso: Novembro de 2011 (8 semestres).

Expectativa para o programa: "quero ganhar"Pontos fortes: "eu sou sincera, determinada e tenho iniciativa"

Pontos fracos: impulsiva e tem dificuldade em ser liderada

Hobby: escrever e viajar

Porque se inscreveu no programa: "porque eu vi o programa como um desafio e como uma

oportunidade de crescimento pessoal e profissional".

Defina-se: "definir é se limitar, e eu não tenho limites"

Qual será sua estratégia para vencer o programa: "agir com ética e dentro dos meus princípios, com bom planejamento e uma ótima execução".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

LULA PLANEJA ABRIR O COFRE E AJUDAR MUNICÍPIOS

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá usar recursos do Tesouro para ajudar as cidades prejudicadas com a queda do Fundo de Participação dos Municípios. É o que mostra reportagem de Gerson Camarotti e Luiza Damé, publicada na edição desta segunda-feira do GLOBO. O pacote emergencial para socorrer o caixa das prefeituras deverá ser anunciado até quarta-feira.Além de um fundo de emergência, outras duas medidas estão em estudo: o adiamento por até quatro meses do pagamento das parcelas de dívidas junto ao INSS e a possibilidade de as prefeituras deixarem para o fim das obras as contrapartidas em parcerias com o governo federal, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)."
(O Globo)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tasso é alvo de acusação - ou Como construir uma falsa denúncia


Faço das palavras de Wanderley Filho as minhas...
Um sigolismo é feito a partir de duas premissas - uma maior e outra menor - que inferem ou resultam numa conclusão. Uma mentira bem construída geralmente mistura uma premissa falsa com uma verdadeira, de forma a dar verossimilhança a uma farsa. Para saber mais a respeito, uma dica é o livro Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão, de Arthur Schopenhauer (ver imagem ao lado).
Pois bem. Uma matéria dos jornalistas Fernando Rodrigues e Fábio Zanini na Folha de São Paulo desta quinta-feira afirma que o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) utilizou verbas do Senado para viajar em jatos fretados. É a premissa maior, verdadeira. Houve o frete e a fonte foram verbas oficiais. A reportagem também afirma que Tasso fez uso indevido do referido expediente pois possui um avião particular. É a premissa menor, parcialmente falsa, porquanto sugere que tratar-se de um ilícito, além de fazer alusão a um elemento irrelevante para comprovar se houve algo errado: o fato dele ser proprietário de uma jato. No conjunto, o leitor é levado a concluir que Tasso usou dinheiro público para se beneficiar de forma irregular.

A matéria diz ainda que o frete era proibido. A direção do Senado desmentiu a informação. A rigor, NÃO EXISTE DIFERENÇA LEGAL OU MORAL ENTRE PAGAR UM AVIÃO DE CARREIRA E FRETAR UMA AERONAVE, desde que não se ultrapasse o valor permitido. Portanto, não se trata de ação ilegal, como foi sugerido. Resta ainda o aspecto moral. Nesse caso, a verdade é que o tucano gasta menos que os colegas quando o assunto é passagem aérea, pois na maioria das vezes ele viaja em seu próprio avião, dispensando as passagens a que tem direito. Ou seja, computados os gastos - foram sete viagens em seis anos - o senador cearense gastou menos do que poderia.
Na prática, considerar esse caso um escândalo corresponde a dizer que os senadores Inácio Arruda ou Patrícia Saboya, ou qualquer outro parlamentar, cometem um crime quando compram passagens em aviões de carreira com “dinheiro público”, quando poderiam não viajar ou pagar pelo transporte com recursos próprios. Onde está o escândalo?
Ação de desmoralização do Legislativo e da oposiçãoNão sou advogado do senador e ele não precisa de mim para nada. Eu poderia tratar de outros temas e ignorar o assunto, e ainda corro o risco de ser acusado de ser tendencioso, de ser criticado pelos progressistas isentos do nosso jornalismo, etc. Ocorre que o patrulhamento nunca me fez ter medo de assinalar o que considero uma injustiça. E, no presente caso, considero que as insinuações imputadas a Tasso são injustas. Mas isso não é o pior, e aqui vai o motivo deste post. Cabe sinalizar um quadro geral presente e ativo na política brasileira, que lançando, seletivamente, boatos sobre figuras da oposição.
No fundo, esse é mais um capítulo de uma ação sistemática contra o Senado, não por acaso, a insituição que mais oferece resistência às vontades do Planalto. Um legislativo frágil corresponde a um Executivo mais voluntarioso, com mais autoridade perante o público, e com menos controle. As denúncias que vazam da Casa para setores da imprensa chocam os mais inocentes, mas não há nelas nada de singular que não seja também praticado nos ministérios ou tribunais do país. A suposta denúncia contra Tasso não passou de um truque, de um jogo de palavras e insinuações. Foi um recado para a oposição que, aliás, tem experimentado estranhas investigações da PF. Há nisso tudo um clima que lembra o chavismo.
( Blog do Wanfil)