terça-feira, 20 de maio de 2008

JUVENTUDE DE FORTALEZA MERECE UMA MUDANÇA NECESSÁRIA!

Refletindo sobre recente pesquisa do IPEA, retratando que o desemprego entre os jovens brasileiros é três vezes maior do que entre adultos, é que reafirmo a extrema urgência da necessidade de uma verdadeira atenção com a nossa juventude!

Com olhos atentos a multiplicidade e a forte parcela que nós jovens podemos engrossar o caldo eleitoral, alguns governos se aproveitam e prometem mundos e fundos assistencialistas para se aproximar desse público e mais uma vez tentar nos iludir com falsas promessas. Já não bastasse o Lulla com seu pífio Programa do Primeiro Emprego, em nossa amada Fortaleza temos um exemplo real dessa prática, quando a "moçada" que acreditou que ia ser protagonista de atenção, mais uma vez serviu de massa de manobra para garantir propagandas bonitas para a prefeitura local.

Os Cuca's que foram carros chefe de campanha, após passarem quatro anos estacionados juntamente com o Hospital da Mulher e o Transfor, agora saem das gavetas e começam a ser alvo de novas peças publicitárias para a mídia eleitoral.

Infelizmente, grande parte da juventude de Fortaleza ainda vive numa situação de conflito estrutural e naturalmente encara essa manobra como mais uma esperança. Só alerto para que essa mesma esperança não se confunda com uma nova campanha que beira por todos os lados, na expectativa de tentar preencher num novo slogan, a esperança de quase um milhão de jovens fortalezenses que estão cada vez mais conscientes que a verdadeira esperança é uma mudança necessária!

DESEMPREGO ENTRE JOVENS É TRÊS VEZES MAIOR DO QUE ENTRE ADULTOS, DIZ IPEA


"Um estudo divulgado nesta terça-feira, antecipado à Folha Online, detalha uma realidade que os jovens já percebem, na prática, a falta de emprego. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é 3,5 vezes maior do que entre os trabalhadores considerados adultos, com mais de 24 anos. O estudo foi organizado por Jorge Abrahão de Castro e Luseni Aquino. A taxa utilizada pelo estudo é de 2005 --para permitir a comparação com outros países-- e apresenta crescimento em relação a anos anteriores. Em 2000, o desemprego dos jovens era três vezes maior ao dos adultos, em 1995, 2,9 e, em 1990, 2,8 vezes.O desemprego entre os jovens no Brasil também é um dos maiores entre dez países pesquisados, em relação a situação dos adultos, perdendo para a Itália (3,9), Suécia (3,8) e para o Reino Unido (3,6). Abaixo do Brasil estão: Argentina (3,1), Estados Unidos (2,8), França (2,7), Espanha (2,6), México (2,4) e Alemanha (1,4). O índice de desemprego entre os jovens é de 19%, aponta a pesquisa, a maior dos anos pesquisados: 18% (2000), 11% (1995), 7% (1990) e 6% (1985)."
(Folha Online)

JUSTIÇA MANDA RETIRAR LOGOMARCA FORTALEZA BELA DE ATOS, PROJETOS E OBRAS DA PREFEITURA


O juiz Emanuel Leite Albuquerque, da 117ª Zona Eleitoral e coordenador da propaganda nas Eleições 2008 na Capital, determinou que, no prazo de 20 dias, a prefeitura terá que retirar a logomarca "Fortaleza Bela" de todos os "prédiós públicos, das praças, dos veículos, da publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas, das vestes utilizadas por alguns servidores (garis e agentes de endemia), enfim, de todos os atos da gestão municipal".Ele entendeu que tudo isso significa propaganda eleitoral antecipada, lembrando que essa mesma logomarca foi utilizada na campanha de 2004.Estabelece ainda o juiz que, se num prazo de 20 dias, a prefeitura não adotar essa providência, será aplicada uma multa diária de R$ 50 mil.A Prefeitura pode recorrer.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

JUSTIÇA ELEITORAL MANDA RETIRAR DO AR PROPAGANDA ONDE APARECE PREFEITA


A desembargadora Gisela Nunes da Costa, corregedora eleitoral do TRE do Ceará, determinou a proibição da veioculação da propaganda do PT que apresentou, no último dia 2, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Ela acatou pedido protocolado pelo diretório estadual do PSDB, que alegou promoção pessoal e desvirtuamento da propaganda partidária.Ela determinou também que o PT "abster-se de veicular propaganda de teor idêntico ou similar àquelas levadas a efeito na sexta-feira passada, furtando-se, ademais, de apresentar mera promoção pessoal dos seus filiados"A corregedora eleitoral mandou notificar as emissoras de rádio e TV sobre a decisão.* Confira a reação do PSDB, com link para a propaganda veiculada na TV aqui.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

GREVE DOS MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS NÃO É ATO ISOLADO, AVISAM LIDERANÇAS

As lideranças dos motoristas e cobradores em greve por estarem contra o reajuste de 5% acertado entre o Sindiônibus e o sindicato da categoria estão concentradas no Terminal de Passageiros do Papicu, situado na zona leste de Fortaleza. Eles anunciaram que o movimento grevista é por tempo indeterminado e que só retornam quando da reabertura de negociações. Também informam que o movimento não é isolado, como divulgou a diretoria do sindicato dos motoristas e que não há também conotação política."A greve reune a maioria dos motoristas e cobradores e não é movimento isolado como disseram", reafirmou Francisco Sales, que falou como uma espécie de porta-voz dos grevistas. Em outros terminais, grupos impedem a circulação de ônibus furando pneus, enquanto a Etufor, através de sua diretoria, avaliou o movimento como perturbação da ordem pública.
( Blog do Eliomar)

terça-feira, 6 de maio de 2008

ADÍSIA SÁ E A FORTALEZA DEPENDURADA


Eis um artigo publicado no O POVO desta terça-feira. Assinado pela jornalista Adísia Sá, chega como ingrediente a mais de reflexões nestes ano eleitoral. Confira:

A jornalista Jô Abreu, em interessante artigo publicado no O ESTADO, descreve a sua trajetória de passageira de ônibus em Fortaleza. Narrando as dificuldades em atravessar a massa humana no Terminal e chegar ao transporte, diz que em lá chegando cuidou de contar os dedos das mãos (quase que os levam, no arrocho...) e, procurando, custou a encontrar a bolsa que conduzia e, por um triz, não ficou sufocada sob o peso dos que a transformaram em sardinha em lata.

Lendo a jornalista, recordei o que li no livro que conta a história do transporte coletivo do Ceará: passageiros que iam para o distrito de Lameiro, no Crato, "trepados em cima, viajando no segundo andar"... É o que está faltando em Fortaleza. No horário inicial e final do expediente de trabalho, o sofrimento do passageiro é visível: basta que se observe o que narrou a Jô Abreu - "salve-se , quem puder", para chegar ao ônibus. Além de ônibus em número inferior à necessidade dos fortalezenses, as paradas não oferecem condição condignas às pessoas que ficam ao "deus dará" - quer faça sol ou chuva - sem ordem de chegada , num atropelo vergonhoso e de alto risco, vítimas potenciais dos "batedores de carteiras" , dentro e fora dos veículos , e dos "mãos bobas" que tiram casquinhas de quem estiver à sua frente ... Ônibus caros, sofrem desgastes pelo excesso de passageiros e, também, pelas péssimas condições dos calçamentos- quando os há, - quase todos esburacados, ou então, do chão batido das ruas da periferia.

A atual gestão não voltou seus olhos para o transporte coletivo. "Baba" e gasta dinheiro nas propagandas, dizendo ser a tarifa mais barata do Brasil , a de nossa capital. Mas não diz como essa tarifa sai cara para o passageiro. Afinal, Fortaleza não é a "fazenda modelo" do País, também, em transporte público. Transporte não significa apenas tarifa barata , inclusive domingos e feriados, quando o "arrocho" é mil vezes pior do que o da semana. Tem mais: transporte é também corredores de tráfego , diminuindo distância e tempo. Nada disto fez e faz a Prefeitura. Dizer que realizou a mais bela festa de aniversário de cidade do País, "é bom também" e encheu as burras dos horários de rádio, televisão e os espaços de jornais. É, o slogan está certo: Fortaleza DELA."

Adísia Sá
Jornalista

PSDB VAI QUESTIONAR PROPAGANDA DO PT ONDE APARECE LUIZIANNE LINS

"O PSDB entrará com ação na Justiça Eleitoral contra a propaganda partidária do PT, veiculada na semana passada, em que a prefeita Luizianne Lins se pronuncia em clima de campanha. Para os tucanos, o vídeo mostra claramente propaganda eleitoral antecipada. O líder da bancada tucana na Assembléia Legislativa, João Jaime, informou que o PSDB vai entrar com uma ação na Justiça Eleitoral contra o programa. "É propaganda eleitoral antecipada", protestou. No vídeo, que dura 31 segundos, Luizianne faz uma espécie de alerta aos telespectadores ao afirmar que ela e o PT incomodam "aqueles que se achavam donos do Ceará". A prefeita diz ainda que foi "perseguida" e "caluniada" em 2004. "Pois bem, este ano tem eleição e eles vão fazer de tudo para voltar ao poder. Vai começar tudo de novo", declara no programa. E finaliza, em tom de aviso: "Abram os olhos, meus amigos". Em outro vídeo publicitário, com o mesmo tempo de duração, Luizianne diz que não gosta de ficar reclamando do passado, mas que é importante lembrar como a atual gestão havia recebido a cidade. "Hoje temos uma casa arrumada e um projeto em andamento. Centenas de obras estão sendo inauguradas por toda a cidade", defende em um dos trechos. No encerramento, Luizianne faz uma promessa: "É apenas o começo".
(Jornal O POVO)