Finalizados os preparativos para a posse desta terça-feira de Barack Obama como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Para o ato histórico, a capital americana espera a presença de dois milhões de pessoas, tratando-se de um acontecimento sem precedentes na cidade. A expectativa supera qualquer outro acontecimento recente o colocará a toda prova os recursos e serviços de transporte, segurança, hotelaria e restauração.
O grande dia do renascimento da liberdade e do fortalecimento da democracia concede a Obama, a oportunidade de novas conquistas sócio econômicas e de um equilíbrio financeiro mundial.
Enquanto nosso sonho fortalece ainda mais a esperança, acompanhem os detalhes da cerimônia.
Fique por dentro:
1 - Posse:
10h (13h de Brasília) - a cerimônia começa com apresentações da cantora Aretha Franklin e dos instrumentisas Itzhak Perlman e Yo-Yo Ma, além de Gabriela Montero e Anthony McGill.
Entre 11h30 e 12h - o juramento ocorre nas escadas do Capitólio diante 240 mil pessoas. O tema do discurso de posse será "um novo nascimento da liberdade", inspirado nos 200 anos do nascimento de Abraham Lincoln. Em seu discurso de posse, segundo seus assessores, o presidente recorrerá ao tema central da responsabilidade, tanto individual como do Governo e das empresas.
Após o almoço, haverá um almoço oficial para Obama, Biden, representantes do Congresso, autoridades e convidados no Capitólio. Obama então se despedirá de Bush.
Quem não tiver entradas de teatro para ver a cerimônia de perto poderá ir ao Mall, o grande parque que percorre o centro de Washington, do Capitólio ao monumento a Lincoln onde foram colocadas telas gigantes para o público.
2 - A parada:
14h30 (17h30 de Brasília) - tradicionalmente começa no mesmo horário. Numa Limousine Cadillac, o presidente deixará o Congresso e percorrerá 2,7 quilômetros até o número 1.600 da Avenida Pensilvânia, a Casa Branca. Participarão mais de 90 bandas de música, carros e grupos comunitários. Estima-se que entre 300 mil e 350 mil pessoas acompanharão o desfile.
Segundo seu assessor político, David Axelrod, nesse mesmo dia Obama se reunirá com os principais comandantes militares para lhes pedir um plano de retirada do Iraque e prometerá o envio de mais tropas ao Afeganistão.
Ao longo da primeira semana, Obama também planeja emitir uma ordem executiva que abra o processo para fechar a prisão da base militar de Guantánamo, segundo seu porta-voz, Robert Gibbs.
Acredito fielmente que Obama representa esse renascimento, tomara!
ResponderExcluirGrande Barack Obama, o primeiro líder negro líder negro da história americana a assumir um cargo de tamanha relevância. Um grande passo que se multiplicará no mundo inteiro.
ResponderExcluirEu só quero é que ele nos tire dessa criseeeeeeeeeeeeee
ResponderExcluirO cara se garantiu na posse...Uma serenidade com simplicidade e compromisso ao mesmo tempo nos evidenciou bons fluidos. Diferente do Mula Lula que se tremia maisdo que vara verde. hahahaha
ResponderExcluir