quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GOVERNADOR JOSÉ SERRA VISITARÁ O CEARÁ

Amigos,

O Governador de São Paulo, José Serra, visitará o Estado do Ceará, nesta sexta-feira, dia 27 de novembro. Participará do Ciclo de Debates promovido pelo Centro Industrial do Ceará – CIC, às 11 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado - FIEC.

Logo após o evento do CIC, o Governador Serra embarcará para Canindé onde participará de mais um Seminário Ceará em Debate. Teremos um momento com as mulheres e a juventude. Como ex-presidente da jpsdb, terei a honra de proferir a palestra para os jovens.

O Governador se encontrará com prefeitos, vereadores, e lideranças para discutir temas nacionais e locais, ouvindo sugestões para a preparação de um programa partidário a ser apresentado nas próximas eleições. Será uma grande oportunidade para os cearenses terem contato com o nosso partido e colaborarem na formulação de nosso programa.

CEARÁ RECEBE 80 MILHÕES PARA APOIO À JUVENTUDE

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal acaba de aprovar empréstimo para o Ceará, no valor aproximado de R$ 80 milhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Os recursos são destinados ao PROARES – Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará, que se destina não apenas a construção de equipamentos como bibliotecas, centros de educação infantil, centros de referência social e quadras poliesportivas, mas também para a qualificação dos profissionais que operarão estes equipamentos.

Trabalhamos pela aprovação do empréstimo, que terá a garantia da União e contará com a contrapartida de 30% do financiamento assumidos pelos municípios onde serão instalados os equipamentos. O PROARES tem enfoque na juventude, atendendo as cidades que tenham maior percentual da população entre 0 e 25 anos, considerados em maior vulnerabilidade social. Projetos como esse devem ser apoiados e valorizados, na medida em que complementam a educação formal, reduzindo os riscos a que estão expostos crianças, adolescentes e jovens em geral, como as drogas, a criminalidade e a falta de perspectiva.

Fonte: Blog do Tasso Jereissati

terça-feira, 17 de novembro de 2009

TRE investiga uso político do BNB e da Funasa - Mauriti/Ce

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) investiga o uso político do Banco do Nordeste e da Funasa nas eleições municipais do Município de Mauriti, localizado na região sul do Estado. O fato foi apresentado durante entrevista coletiva, nesta tarde, na qual o advogado do PSDB, Maia Filho, apresentou fatos relacionados à participação do Superintendente Regional do Banco, no Ceará, Isidro Moraes em benefício da candidatura do petista Isaac Gomes da Silva Junior, atual prefeito de Mauriti.

Os dois processos, envolvendo BNB e Funasa, estão sendo relatados pelo Juiz Emanuel Leite Albuquerque, e já foram apreciados pelo Procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales. Em ambos, sua posição foi pela cassação do mandato de Isaac Junior, dando provimento ao recurso interposto pela Coligação Desenvolvimento e Paz Quem Sabe Faz.

No pr ocesso envolvendo o "uso político do BNB", Sales destaca que durante a disputa o Superitendente fez a seguinte afirmação em público: "Eu já estou fazendo muito pelo povo de Mauriti, mas enquanto essa estrela, enquanto essa estrela, esse treze que vocês estão carregando aí estiver no poder, ou alguém botado por ele no poder, eu ainda vou poder continuar ajudando e ajudando muito a vocês, porque sou superintendente do Banco até 2010 e de lá eu não saio, e se não colocar um substituto lá, eu vou continuar a parceria com Isaac Junior, a parceria com Isaac Junior e com Maninho vai se estreitar cada vez mais. E eu vou fazer uma verdadeira devassa em toda a região, em todos os distritos, nas contas que vocês têm no banco e empurrando dinheiro no povo de Mauriti".

Ao final de seu relatório, Sales concluiu que "não há dúvida de que o abuso do poder político foi praticado pelos recorridos, haja vista o discurso proferido pelo detentor do cargo de Su printendente do Banco do Nordeste do Brasil, quando se utilizou do poder que detinha na instituição". Mais adiante ele assegura que essa conduta "configura conduta vedada pela legislação eleitoral vigente, além de ato de improbidade administrativa".

"A democracia não pode sobreviver desse jeito. Como é que você vai disputar uma eleição com um banco oficial e a Funasa aliciando eleitores com seus dirigentes subindo no palanque para prestar o aval da máquina pública aos candidatos. A sociedade espera que a Justiça Eleitoral puna exemplarmente aqueles que transformaram a eleição num vale tudo utilizando abusivamente instituições públicas para comprometer gravemente a normalidade do pleito. Temos que desestimular, com a aplicação da sanção, a prática de ilegalidades especialmente na véspera de eleições gerais, sob pena de instalar-se o caos no Ceará.", disse ao Blog o advogado Maia Filho.

Detalhe: Na última sexta-feira, com relatório ´do Juiz Emanuel Albuquerque, o TRE iniciou julgamento de recurso que pede a cassação do Prefeito de Jardim, Fernando da Luz, acusado de ter sido beneficiado com ações da Funasa. O relatório foi pela cassação.Três votos já optaram pelo acatamento do pedido. O julgamento foi suspenso a pedido do juiz Anastácio Marinho, que pediu vista do processo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cid não vai de Pimentel

Eleições 2010


Cid não vai de Pimentel

No xadrez das alianças governistas no Ceará para 2010, há um rolo complicado de ser desenrolado. Cid Gomes admite tudo em matéria de acordos - menos apoiar o ministro petista José Pimentel para o Senado. Já disse e repetiu (com palavrões, o que é raro em Cid) que não há chance de pedir voto para Pimentel.

Por Lauro Jardim - Veja

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/cid-nao-vai-de-pimentel/

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Luizianne e o Hospital da Mulher na hora de pedir voto


Mais um super artigo fantástico do amigo Wanderley Filho sobre o polêmico e interminável hospital da mulher. Até quando a prefeita Luizianne Lins vai enganar o povo de Fortaleza?

By wanfil 01/11/2009

O Hospital da mulher, principal “obra” da Prefeitura de Fortaleza e única promessa não cumprida que elegeu alguém na história do marketing político, de trunfo eleitoral, passou a ser motivo constrangimento.

Primeiro o relatório do Tribunal de Contas da União com a gravíssima acusação de superfaturamento. As investigações estão em andamento. Agora a confirmação do Conselho Regional de Engenharia do Ceará de que a obra está afundando. Pior. O Conselho avisou a Prefeitura de Fortaleza ainda em fevereiro e mesmo assim foi necessário que um vereador da oposição fizesse a denúncia para ver se a situação é resolvida (cinicamente, a prefeita culpa o vereador pelo atraso no cronograma).

Diante da inépcia (para não dizer coisa pior) gerencial, política, administrativa, contábil e técnica demonstrada no Hospital da Mulher, resta relembrar – sou do tipo que acredita que palavra é dívida – como a obra foi tratada por Luizianne em sua campanha de reeleição.

Um leitor me enviou o vídeo, parcialmente alterado por uma brincadeira. Reparem no jovem que faz sinais no canto superior esquerdo. Ah, os fatos…

http://www.youtube.com/watch?v=JV8M8HRkKJU&feature=player_embedded